O processo é simples e cheio de detalhes
Primeiro passo - Adicionar ingredientes na garrafa Preshh
A garrafa Preshh comporta 800 ml, mas a sugestão de utilização são até 600ml. Diferente dos processos industriais, precisamos de um espaço para que o Co2 trabalhe junto com a bebida incorporando-se no líquido.
Vale destacar que quanto maior o "head space" (nome dado ao espaço com gás entre o líquido e a tampa), melhor é o resultado final.
Bebida precisa estar gelada
Após colocar a fórmula a ser gaseificada é importante colocar gelo. Mesmo a bebida estando resfriada, quando é comprimida na alta pressão que vai dentro da garrafa, ela tende a subir a temperatura sendo de difícil percepção.
O gelo ajuda a manter a baixa temperatura que deverá estar até 5º para um melhor resultado. Bebidas quentes não retém o Co2.
Cuidado com a diluição! Segundo diversos testes, vimos que se a massa de gelo e bebida forem iguais o gelo será diluído em até 80% - Logo, se sua bebida contiver água, considere esse fato.
Feche com a tampa Preshh
A tampa Preshh possui uma válvula que permite que o gás entre por este espaço, mas não permite sua saída, fazendo com que haja uma pressão dentro da garrafa com o Co2. Essa pressão do Co2 com a bebida, fará com que a bebida incorpore o gás, fazendo com que fique gaseificada.
Showtime! Hora da pressão
Depois de bem fechada a garrafa, posicionar o seu bico na saída de gás que se encontra no dock. Quando pressionamos o bico da tampa na válvula, este aciona a abertura do gás e este entra dentro da garrafa.
Não se preocupe sobre o momento certo de retirar, pois o sistema possui uma sistema de dosagem que não permite que o gás saia sem parar. Inicialmente ele entra rápido e depois vai diminuindo até cessar a entrada de gás. Depois da primeira entrada, uns 2 ou 3 segundos após não irá alterar muito a pressão interna.
Ou seja, pressione e conte até 3. É mais que suficiente. :)
Quando a mágica acontece
Agora a garrafa está pressurizada com Co2 e bebida gelada. É tempo de deixar o gás incorporar.
Mova a garrafa, shake-a. Faça aumentar a área de contato entre o gás e a bebida.
Com isso, conseguimos acelerar o processo do gás incorporar a bebida. Muitos me perguntam sobre esse tempo.
Minha resposta é sempre a mesma: -Após o gás entrar, pegue o copo, prepare a guarnição, coloque gelo e por último abra a garrafa. Esse tempo é mais que suficiente para que o gás seja incorporado.
Muito gás ou levemente gaseificada?
Depois de misturarmos a bebida com o Co2 pressurizado na garrafa, começamos com a técnica para aumentar a concentração do gás na bebida que consiste da seguinte manobra.
Após alguns segundo mexendo a garrafa pressurizada, deverá abrir a garrafa e deixar um pouco do gás sair, abrindo espaço para mais entrada de gás. Logo em seguida feche e espete na válvula de saída de gás, fazendo com que entre mais gás na garrafa. Vai repetindo este processo até que chegue naquilo que considere o ponto ideal - a título de curiosidade, quando este processo é repetido por 4 vezes ou 5 vezes e adicionado um pouco de sal, temos uma bebida com o mesmo sabor que um CLUB SODA.
Sirva gentilmente
Como qualquer refrigerante que já vimos, quanto mais mexemos a bebida gaseificada, mais ela se desprende do líquido. Enquanto a garrafa está pressurizada é importante mexer para que consigamos acelerar o processo de carbonatação. Mas devemos ter em mente que, depois de aberta, ela se torna uma bebida frágil que deverá ser servida com movimentos leves, se possível passando o líquido para dentro do copo sem que haja muito agito.
Desta forma, teremos o melhor resultado.
(entenda igual a um refrigerante - se virarmos no copo, o gás não irá embora. Apenas sua diminuição com em qualquer outra bebida carbonatada)